Seguidores

sábado, 17 de maio de 2008

PUBLICAÇÃO - CONTADORES DE HISTÓRIA

Anais do VII Congresso Nacional da Rede UNIDA Curitiba, 15 a 18 de julho 2006 Revista Olho Mágico, v.13, n.2 - Abril/Junho de 2006 ISSN 1678-8680 ___________________________ 01.106 (0429)

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM: HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM MEYRILAND DIAS DE AMORIM FRIAÇA; KRISTIANE DE CASTRO DIAS DUQUE; RITA MARIA RODRIGUES BASTOS; FABIANA VALE DE BRITO PERNISA;
HELAINE APARECIDA DA SILVA FORTUNATO

Introdução: o potencial transformador do Programa de Saúde da Família (PSF) só é possível se as equipes expandirem suas ações de promoção e educação para a saúde. Sabendo que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) tem um papel fundamental neste processo, as equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Guarani, decidiram utilizar a técnica de contar histórias como recurso para trabalhar educação em saúde, pelas inúmeras possibilidades que as narrativas poderão proporcionar na difusão de informações relacionadas á saúde. Objetivo: este projeto tem como objetivo trabalhar a educação e saúde, através da contação de histórias feita pelos ACS, que contribua para melhoria da qualidade de vida da população atendida. Metodologia: os ACS serão capacitados para serem contadores de histórias e se reunirão semanalmente com a equipe técnica e professores/pedagogos para selecionar os temas das histórias e as técnicas que serão utilizadas, fazendo uma contextualização do sentido dessas histórias para as comunidades a que se destinam. Os ACS contarão histórias relacionadas à saúde, tanto nos grupos educativos da UBS quanto em escolas, creches e outros locais, podendo se estender para encontros, seminários e congressos. Resultados: o projeto ainda está em andamento e seus resultados imediatos são: maior interação entre os ACS e destes com suas equipes e comunidade; contribuição positiva para o bem-estar das pessoas envolvidas; humanização do serviço, fortalecimento de vínculo com a comunidade e a conquista do respeito e aprovação do trabalho que os ACS realizam. Conclusões: a arte de contar histórias, além de entreter aqueles que ouvem desperta o interesse no tema abordado, pelo prazer que as mesmas proporcionam. A soma deste recurso aos demais já utilizados pela equipe de saúde, contribuirá certamente para o avanço na direção de um sistema de saúde voltado para qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO. ELE SERÁ MUITO BEM VINDO.

BEM VINDOS!!!

ADORO SUA VISITA!!!

SEUS COMENTÁRIOS SERÃO MUITO BEM VINDOS!!

BEIJOCAS DA FABY